Celebrações do 2 de Julho voltam às ruas da capital baiana

 

Foto: Divulgaçao/Prefeitura

Por Davi Valadares

Festa cívica mais importante da Bahia, as celebrações do 2 de julho voltam às ruas de Salvador depois de dois anos sem desfile em razão da pandemia da Covid-19. Neste sábado, mesma data onde em 1823 as tropas portuguesas foram expulsas da capital, baianos e baianas celebram os 199 anos da Independência do Brasil na Bahia.
Para os festejos haverá uma programação especial para os soteropolitanos. Às 6h, acontece a tradicional alvorada de fogos no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico. Na sequência, estão previstos o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. Às 8h, a primeira parte do Cortejo é iniciada em direção à Praça Thomé de Souza, com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.  A segunda parte da caminhada acontece à tarde. A partir das 14h, a caminhada segue em direção à Praça 2 de Julho, no Campo Grande.
Além da programação cívica, com cortejo das fanfarras, estão previstas diversas atrações artístico-culturais. Às 9h, o grupo Encenação Museu Vivo na Cidade apresenta a intervenção “Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla”, na sacada da Casa do Benin. Às 17h30, no Largo do Campo Grande, o público pode prestigiar o XXXI Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas. Neste domingo (3), às 17h, ainda no Campo Grande, o cantor Gerônimo apresenta um repertório especial em celebração a data. Na sequência, às 19h, a Orquestra do Maestro Fred Dantas promove o Baile da Independência.
“O 2 de Julho para nós baianos representa a data de maior importância no contexto do Estado. Ao longo desses anos a festa se tornou uma grande tradição no contexto cultural aqui da cidade do Salvador e do Recôncavo da Bahia. Esse ano completamos 199 anos de festividade e de uma história de participação popular. Então, falar do 2 de julho é falar de participação popular que representou a continuidade de uma unidade nacional ao longo do século 19”, destacou o historiador Rafael Dantas.

Mudanças
Os festejos pelo 2 de Julho vão provocar alterações no transporte municipal e nas ruas do Centro e no bairro de Pirajá. Com a interdição das vias nas proximidades de onde passará o cortejo cívico, linhas de ônibus que passam por estes locais terão seu itinerário modificado. As linhas de ônibus com sentido centro – Largo da Lapinha até a Praça Municipal – deverão acessar a Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes, Rua Quinta dos Lázaros, Rua General Argolo. Já as linhas que têm os bairros como destino devem acessar o Largo 2 Leões, Avenida Glauber Rocha, Rua Quinta dos Lázaros, Rua Rodrigo de Menezes, Largo Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz, Rua Lima e Silva, de onde retornam ao itinerário normal.
O tráfego de veículos está interditado no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. Os veículos não poderão estacionar a partir das 5h, e nem circular a partir das 13h, na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida 7 de Setembro e no Campo Grande.
A partir das 14h, haverá a interdição do tráfego de veículos nas vias: Praça General Labatut, Estrada Campinas de Pirajá, Rua da Bolívia, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Viaduto dos Engenheiros (alça acesso ao Dique), Avenida Vasco da Gama, Avenida Presidente Costa e Silva, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Vale dos Barris, Avenida Professor Paulo Almeida, Rua Félix Mendes, Rua Comendador Alves Ferreira, Avenida Leovigildo Filgueiras e Largo do Campo Grande. As alterações feitas pela Transalvador, que já estão valendo desde ontem (1º), vão até este domingo (3).

Fonte: Tribuna da Bahia

Comentários