Secretário de saúde fala sobre preocupação com festas no São João

 

  
Foto: Romildo de Jesus

Por Jefferson Gonçalves

O secretário estadual de saúde do estado, Fabio Vilas-Boas, em vídeo divulgado neste domingo (20), falou sobre a preocupação do órgão que

cuida da saúde no estado com o período junino que se aproxima. De acordo com Fabio o devido a atual ocupação elevada das UTIs no estado, superior a 83%, o sistema não tem capacidade de absorver a onda que vai acontecer após o São João, como aconteceu em 2020, com aumentos de 500% a 800% do número de casos.

A preocupação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é com as aglomerações e festejos, que podem colapsar o sistema de saúde. "Nós estamos fazendo um apelo à consciência das pessoas, ao bom senso para que evitem de participar de festas clandestinas, particularmente de forrós em ambientes confinados, como salas, como casas, como varandas" disse o secretário. 

Além disso há a preocupação com a variante P1 que está presente no estado e é muito mais agressiva ao sistema imunológico. Vilas-Boas aproveitou o momento para dar recomendações sobre como se cuidar nas festas: "se houver de fazer algum tipo de festejo, que faça dentro da sua bolha familiar, com as suas pessoas mais próximas, com as quais você já convive habitualmente. E que faça isso ao ar livre, é muito importante entender que o convívio ao ar livre reduz drasticamente a chance de contagiar-se com a Covid-19." completou. 

Confira a fala do secretário na íntegra:

Nós estamos muito preocupados com o que acontecerá logo após os festejos juninos, São João e São Pedro.

Porque além de haver aglomerações tradicionais, dos festejos nas fazendas, nos sítios, nas casas… Nós estamos com uma proporção maior, de uma variante mais agressiva, que é a chamada variante P1.

Nós também temos uma situação de ocupação elevada das UTIs em todo o estado, superior a 83%. 

E nós não temos a mesma capacidade de absorver a onda que vai acontecer após o São João, como aconteceu em 2020, com aumentos de 500% a 800% do número de casos em algumas cidades do interior. 

Portanto, nós estamos fazendo um apelo à consciência das pessoas, ao bom senso para que evitem de participar de festas clandestinas, particularmente de forrós em ambientes confinados, como salas, como casas, como varandas.

Se houver de fazer algum tipo de festejo, que faça dentro da sua bolha familiar, com as suas pessoas mais próximas, com as quais você já convive habitualmente.

E que faça isso ao ar livre, é muito importante entender que o convívio ao ar livre reduz drasticamente a chance de contagiar-se com a Covid-19.

Evite ficar em ambientes confinados, com pessoas que não pertencem a sua família, principalmente nesse período que acontece na próxima semana.

A Secretaria Estadual de Saúde vai estar se preparando para poder absorver essa onda que vai acontecer, mas nós esperamos que ela seja a menor possível.

Fonte: Tribuna da Bahia


Comentários