Chapada do Rio Vermelho tem uma das menores incidências de Covid-19; apenas dois bairros não tem registros da doença

 
Dentre os bairros de Salvador que registraram casos do novo coronavírus, a Chapada do Rio Vermelho se destaca como o segundo que tem menor incidência da
doença. Com 21.995 habitantes, a localidade confirmou 25 casos desde o início da pandemia, o que representa um coeficiente de 1,14 a cada 100 mil moradores. O local com a menor taxa an cidade é Moradas da Lagoa, com 18 casos confirmados para uma população de 16.189 e incidência de 1,11.

Os dados da população são referentes ao último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Já os números de casos de Covid-19 estão de acordo com o boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgados nesta quinta-feira (23).

A Chapada é quase um oásis. Parte dos seu vizinhos – Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Pituba – já passaram por medidas de restrição realizadas pela Prefeitura de Salvador por conta do grande números de casos.
O epidemiologista Francisco Santana, morador do Nordeste de Amaralina, membro do Comitê Comunitário de Monitoramento da Covid e colaborador do grupo GeoCombate Covid-19 da Ufba, acredita que a localização geográfica seja um fator que possa explicar a condição.
“A região do Nordeste é dividida em quatro grandes regiões: Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho. A Chapada é o mais isolado deles. Nos outros bairros tem linha exclusiva de ônibus, enquanto lá não tem, por exemplo”, disse o especialista. “As pessoas contaminadas de outros bairros não circulam na Chapada, talvez isso explique”, completou.
Fonte: VN

Comentários