Hoje deveria ser um dia de festa, dia de Santo Antônio e, também, comemorasse a data de fundação de um dos maiores patrimônios culturais de Maragogipe: a Terpsicore Popular de Maragogipe

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Hoje deveria ser um dia de festa, dia de Santo Antônio e, também, comemorasse a data de fundação de um dos maiores patrimônios culturais de Maragogipe: a Terpsicore Popular de Maragogipe, formadora não só de músicos, mas, principalmente de
homens de caráter, verdadeiros cidadãos de Maragogipe que amam e representam com orgulho onde quer que se apresentem.
No ano passado, prestei uma singela homenagem, compartilhando a história da nossa Filarmônica, hoje, peço licença a todos meus AMIGOS e IRMÃOS para ser repetitivo, nesta data tão importante para a história, não só dela, mas, de Maragogipe.
Peço licença para novamente para ser repetitivo por não ter condições emocionais para fazer um novo texto em homenagem a esta data marcante, do jeito que planejei.
Dias atrás perdermos aquele que com certeza absoluta, sem desmerito dos demais, foi um dos seus maiores presidentes, o saudoso Roque Sales, carinhosamente chamado de Kinho (vide foto a seguir, do ano passado na capela de nosso patrono Santo Antônio no prédio da TERPSÍCORE).
Mas, a história memorável da FILARMÔNICA TERPSÍCORE POPULAR DE MARAGOGIPE, deve ser sempre revivida para não ser esquecida, e, este sempre foi o desejo de Kinho e com certeza de todos nós Maragogipanos, e, o meu em particular.
Assim, na certeza de que o legado de Roque Sales jamais será esquecido e, enquanto vida eu tiver, sempre contarei e escreverei sobre a TERPSÍCORE, como o faço reeditando o texto a seguir:
Em 1880, no dia 13 de junho, Ormindo Acelino de Sousa convoca outros cidadãos de Maragogipe, dentre os quais Teodoro B. da Silva, Conrado Barbosa, Antônio P. de Brito e Manoel Laranjeiras para fundar a Filarmônica Terpsícore Popular de Maragogipe.
Que será dirigida durante muitos anos do início do século XX por Heráclio Paraguaçu Guerreiro.
Em 1957, no dia 13 de agosto, a Sociedade Filantrópica Recreativa Terpsícore Popular de Maragogipe adquire este sobrado (FOTO) das mãos de D. Nilza Barbosa, viúva de Epídio Barbosa, para instalação de sua sede. O prédio, localizado na Rua Fernando Suerdieck, 14, tem datação de construção em meados do século XIX, e na segunda metade do mesmo século deve ter passado por reformas, recebendo a atual modenatura. Situado em sítio tombado pelo SPHAN.
Em 1960, a Sociedade Filantrópica Recreativa Terpsícore Popular de Maragogipe realizou obras no prédio, localizado na Rua Fernando Suerdieck, 14, para abrigar a sua sede, quando substituiu o tabuado primitivo da antiga sala de jantar por outro novo do mesmo tipo. A reforma teve como meta recuperação e adaptação.
Hoje, a TERPSÍCORE POPULAR de tradições e de glórias conquistas é regida pelo jovem competente músico e maestro Roque Adson Santos de Jesus e, mesmo com a perda do seu saudoso Presidente, o abnegado Roque Sales, carinhosamente chamado de Kinho, atualmente com um corpo musical composto de mais de 50 músicos quase todos provenientes de sua escolinha com mais de 60 alunos, saberão honrar suas tradições e vitórias.
A TERPSÍCORE ostenta vários títulos de Campeã do Estado da Bahia e inúmeros títulos de Campeã do Festival de Filarmônica do Recôncavo Bahiano, o último realizado na Cidade de São Felix-Bahia.
Um dos maiores compositores da Terpsícore foi o Grande Maestro HERÁCLIO PARAGUAÇU GUERREIRO o qual compôs vários Dobrados, Marchas, Passos Sinfônicos, Marchas Fúnebres, polkas e arranjos diversos sem falar nas musicas religiosas como vários Tantum-Ergos, Missas, Hinos, Jaculatórias e a famosa Novena ao Santo Padroeiro desta Cidade Patriótica o Grande Mártir São Bartolomeu.
Em seu acervo a Terpsícore Popular já ultrapassa mais de 600 partituras do Maestro Heráclio, que junto com outros compositores já chega a mais de 1200 peças musicais.
Por este motivo que se diz que esta terra é um celeiro musical e todo filho desta terra, tem a obrigação de orgulhasse dela e na medida do possível ajuda -la, pois a mesma, pouco ou quase nenhum auxílio ou recurso recebe dos órgãos públicos municipais, que, sequer reconhecem seu valor, principalmente nas festividades de nossa cidade como na do nosso Padroeiro São Bartolomeu, não fazendo parte das contratações músicas que se apresentam no palco principal da festa.
(Texto de minha autoria com Fonte: SÁ, Fernando, “Maragogipe no Tempo e no Espaço” | IPAC, Agosto de 1979 – Inventário de Proteção do Acervo Cultural), pesquisas na internet e outros.
SALVE SANTO ANTÔNIO.
SALVE a FILARMÔNICA TERPSÍCORE POPULAR DE MARAGOGIPE.
SALVE MARAGOGIPE.
MUITA LUZ * ROQUE SALES * KINHO.
Que o Grande Arquiteto Do Universo e SANTO ANTÔNIO nos ilumine e proteja hoje e sempre.
Paulo Vicente Guerreiro Peixoto.'.
13/06/2019.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna 

          A imagem pode conter: 2 pessoas, criança e área interna 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e flor

www.juracireboucas.org

Comentários