Celebrações ao Senhor do Bonfim continuam neste domingo (20)

 
Colina Sagrada está lotada de fiéis desde o início da manhã; procissão dos três pedidos acontece à tarde

Há cinco anos, a secretária Tatiana Nascimento, 32 anos, sofreu um acidente de carro e ficou
gravemente ferida. Os médicos precisaram fazer diversas cirurgias, mas afirmaram que seria difícil ela escapar com vida. Foi nesse momento em que a família se apegou ao seu maior trunfo: a fé em Senhor do Bonfim.
"Minha mãe já era devota dele há muitos anos porque minha avó também era e levava ela para as missas. Não só me recuperei do acidente, como não tive nenhuma sequela, contrariando as expectativas dos médicos. Eu já tinha fé nele e depois que isso aconteceu minha fé só aumentou", afirmou Tatiana, com um sorriso que não cabia no rosto.
A secretária foi uma das centenas de pessoas que lotaram a Colina Sagrada, na manhã deste domingo (20), para assistir às missas em homenagem ao santo. As celebrações aconteceram quatro dias depois de uma multidão sair em procissão da igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a igreja Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.
Às 7h30, uma missa campal foi presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, e o tema violência voltou a ser pauta. Durante o cortejo de quinta-feira (17), o padre responsável pela Basílica, Edson Menezes, havia destacado a necessidade de a humanidade buscar a paz por meio do diálogo.
Na manhã deste domingo, dom Murilo afirmou que a paz não nasce do ódio e que também não é por meio das guerras que ela é alcançada. Ele convidou os fiéis a refletirem e pediu que cada um respondesse a três perguntas: Quem é? O que traz? E o que leva?
"A primeira pergunta é quem somos? Somos todos filhos de Deus, movidos pela esperança, e homens e mulheres de paz, e a paz não nasce do ódio nem das guerras" disse Dom Murilo Krieger.
O arcebispo também falou sobre a fé dos devotos. "Sabemos que no alto dessa colina sagrada encontramos alguém que nos ama, acolhe, perdoa, e incentiva a continuar caminhando. Por isso, muitos turistas se sentem em casa quando estão aqui. Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus", afirmou.
Ônibus trazendo mais e mais fiéis chegaram durante toda a missa, que teve fogos de artifício e aplausos. No final da celebração, foi feita a bênção dos objetos. Foi o momento dos devotos apresentarem as chaves de casa, carro, documentos e outros objetos de devoção. Enquanto isso, a imagem do Senhor do Bonfim era levada por entre a multidão para saudação, pedidos e agradecimentos. 
A festa continua à tarde, quando uma procissão vai sair da igreja dos Mares, às 16h, para a Basílica. A Procissão dos Três Pedidos faz parte da tradição de celebrações ao Senhor do Bonfim. Os fiéis dão três voltas no entorno do templo e fazem uma oração pela paz. A benção do Santíssimo Sacramento e uma queima de fogos de artifício encerram as homenagens.
F: Correio

Comentários