LARANJA DA TERRA E SEUS BENEFÍCIOS - Por Meire Santos

                                 Resultado de imagem para fotos de laranja da terra

A laranja da terra também conhecida como laranja cavalo, laranja amarga, laranja da China e laranja de Servilha, têm suas membranas e as
polpas da fruta amargas e azedas. A árvore é muito resistente a doenças quando comparada com outras árvores do gênero Citrus. Praticamente é toda utilizada como: flor, fruto, semente e casca.  Esse fruto de referencia amarga foram trazidas para as Américas Espanhóis e Portugueses. Na medicina a laranja da terra se destaca como tônico e como carminativo (substância que protege a formação de gases no intestino), para tratar dispepsia (mau funcionamento do intestino como: dores abdominais, gases e náuseas). Atua como propriedade nutricional sedativa, tranqüilizante, antiinflamatória, antibacteriana, fungicida, fonte de sinefrina (agente termogênico para perda de peso), hipocolesterolêmica (ajuda a reduzir as taxas de colesterol), colagoga (ajuda a tratar problemas no fígado e vesícula biliar), antiespasmódica (ajuda a melhorar cólicas), anticancerígena, emoliente (serve como protetora da pele e previne contra a perda de água), tônica, eupéptica (ajuda a digestão) e estimulante vascular, eupéptica, anticonvulsiva. Nas folhas, flores, frutos, sementes e cascas da árvore são encontradas vários princípios ativos como: óleo essencial, flavonóides glicosídeos, flavanonas, cumarinas, sais minerais, vitaminas A, B1, C, pigmentos carotenóides e vários outros. Os princípios ativos são de grande importância para o uso diversificado da planta.


Na Europa, várias partes da árvore têm sido usadas para tratar várias disfunções do organismo humano. Na medicina popular brasileira a planta é usada para tratar várias disfunções, entre elas às do SNC (Sistema Nervoso Central). Além do uso medicinal, é usadas também para dar sabor em produtos alimentícios, bebidas alcoólicas e não alcoólicas sobremesas congeladas, doces, bolos, gelatinas, pudins, carne e derivados de carne e ainda em condimentos e molhos.

Colunista
Lucimeire Santos
Nutricionista CRN 5 5004.

www.juracireboucas.org

Comentários