Secretaria de Saúde realiza 1ª Capacitação em Urgência e Emergência


Entendendo a necessidade de qualificação e aperfeiçoamento constante, para que o serviço de Saúde ofertado no município seja cada vez melhor, a Secretaria de Saúde realizou, nos
últimos dias 20 e 21, a 1ª Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais da assistência de Média Complexidade do município. Ministrada pelas enfermeiras emergencistas Juliana Lobo e Carla Alencar e pelo Bombeiro Civil Ferreira, a capacitação se dividiu entre teoria e prática, intercalando os dois momentos para melhor fixação do conteúdo.

Voltado para técnicos de enfermagem do CMDOA, equipe do SAMU e condutores de ambulâncias, o curso abordou as seguintes temáticas: A importância do Suporte Básico de Vida; Reanimação cardiorrespiratória em adultos, crianças e lactentes; Desobstrução de vias aéreas; Uso do Desfibrilador Externo Automático; Segurança da cena; Classificação do trauma, Avaliação primária e secundária; Retirada do capacete de vítimas de acidentes motociclísticos; e abordagem a vitimas de acidentes automobilísticos.

Mais uma vez, o Governo da Mudança traz ações inovadoras. Apesar de instalada na cidade desde 2011, a equipe do SAMU nunca havia recebido nenhum tipo de capacitação ou qualificação promovida pela Secretaria de Saúde. Além disso, a inclusão dos condutores de ambulâncias no treinamento é outra importante novidade que demonstra a preocupação com todo o processo de atendimento em seus mais diversos estágios. “Entendemos que o papel deles vai além de transportar pessoas, são peças fundamentais no processo de salvar vidas”, explicou Márcia Rezende, enfermeira e coordenadora do CMDOA.

A coordenadora afirmou ainda que o momento foi o início um projeto extremamente necessário pensado para o município, que é a capacitação dos profissionais de saúde. Ela ressaltou que o retorno que cada um pode dar é ofertar, cada vez mais, uma assistência de qualidade, não apenas do ponto de vista técnico, mas também do humano. “Para mim, enquanto coordenadora e profissional, foi um prazer, uma realização e um orgulho ver efetivada uma das ações da gestão do Governo da Mudança através da minha equipe, porque assistência de qualidade é prioridade. E não vamos parar por aí”, garantiu.

Simone Santos 
AGECOM - Governador Mangabeira | Jornalista Responsável





www.jurcireboucas.org

Comentários