Prefeitura realiza primeira Audiência Popular sobre o PPA


A última quinta-feira (17) foi um dia histórico para o município de Governador Mangabeira, graças à primeira Audiência Popular para a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA) para o quadriênio de 2018 a 2021. Esta foi a primeira vez em que a população foi chamada a participar das discussões e sugerir propostas para o plano, que antes era construído apenas pelo governo sem levar em consideração as demandas da sociedade.
Realizada na
Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência começou com uma exposição do consultor de Contabilidade Sâmeque Ferreira, que explicou o que é o PPA, pra que ele serve e como a população pode ajudar a elaborá-lo, além de explicar alguns termos técnicos que fazem parte do processo. De acordo com o consultor, é o PPA que vai ajudar a gerir melhor os recursos, já que ele permite o planejamento do que pode ser feito pelo Município de acordo com o recurso disponível.
Ele parabenizou ainda o governo municipal pela iniciativa, afirmando que, ao longo de sua experiência como consultor, já participou da elaboração de PPA em diversos municípios e a participação popular é mínima. “Já estamos discutindo o PPA há algum tempo e, tanto o prefeito, quanto os secretários, tem dado todo o apoio para que ele seja elaborado de forma a trazer o máximo de benefícios para a sociedade e atender os anseios da população”, completou.
Após a apresentação, foi distribuída uma ficha de sugestões, para que cada um escrevesse suas propostas para o Plano. Com uma grande participação popular, diversas propostas importantes foram encaminhadas por representantes de diversos segmentos e instituições da sociedade. As propostas contemplaram temas como a recuperação de nascentes, sugerida pela Pastoral da Juventude, alternativas para inserção de jovens oriundos do IF Baiano no mercado de trabalho, iluminação pública, programas habitacionais, violência doméstica, parceria com as igrejas evangélicas, segurança, apoio a grupos teatrais e de capoeira, apoio à feira livre e recuperação de dependentes químicos.
O prefeito Marcelo Pedreira, que recebeu documentos com sugestões da população, agradeceu a presença de todos e garantiu que todas as ideias apresentadas serão levadas em consideração. Marcelo declarou ainda que ouvir a população para tomar as decisões sempre será a postura do governo municipal. “Estamos construindo o projeto em cada unidade da Prefeitura, mas temos também buscado momentos como este, para ouvir os segmentos da sociedade e formatar melhor esta Lei, para que ela possa realmente contemplar as necessidades e os anseios da população. Tenho dialogado com o presidente da Câmara, o vereador Doutor Cói, para que a Casa possa estender as discussões desse projeto com a população, seja através de audiências ou outros meios”, afirmou.
As sugestões entregues pela população presente na Audiência serão entregues às respectivas pastas para que possam ser analisadas e incluídas no PPA.
Também participaram da reunião: o vice-prefeito, Orlandinho Leite; secretários; vereadores; representantes de igrejas, sindicatos, associações e instituições de ensino; servidores da Prefeitura Municipal; e representantes da população em geral



                             


                             
                             





                              








www.juracireboucas.org

Comentários