Prefeitura promove curso de Tratoristas para trabalhadores rurais



Com duração de uma semana, qualificação tem 60% de aulas práticas
Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura de Castro Alves, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Nazaré está promovendo qualificação a trabalhadores rurais da Terra do Poeta. Com uma semana de duração, o curso, que começou na
segunda-feira (7) e encerra nesta sexta (11), conta com aulas teóricas e práticas para qualificar a mão de obra rural dos tratoristas do município.
Atualmente, máquinas mais sofisticadas exigem um treinamento especializado para
que o operador aumente a eficiência do trabalho e a durabilidade dos equipamentos. Entre os principais ensinamentos passados pelos instrutores do SENAR durante o curso estão uso e manejo do solo, a manutenção de máquinas e utilização de implementos como arado, grade, roçadeira e subsolador.
“Estamos construindo a formação de mão de obra qualificada e dando oportunidade para que os jovens do município consigam colocação no mercado de trabalho, não só aqui como em cidades da região”, afirma João Mendonça, Secretário da Agricultura. A atual gestão planeja ampliar a oferta de cursos, visando assim a qualificação dos trabalhadores e a diminuição do índice de desemprego.
Totalmente gratuito, o curso de tratoristas dado pelo SENAR fornece uma importante certificação para quem atua na área da agricultura. Entre os alunos do curso estavam donos de máquinas e operadores, que poderão contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário. Este é o segundo curso promovido pela secretaria em parceria com o Serviço Nacional, que no mês de junho ministrou cursos a 15 produtores de banana.
Ascom | Prefeitura de Castro Alves





www.juracireboucas.org

Comentários