Município realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social



A última quarta-feira (16) foi o dia escolhido para a realização da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Governador Mangabeira. Realizada pela Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte, a Conferência serviu para discutir e elaborar, coma  ajuda de toda a sociedade, propostas de ações para o setor social do município.

Antes de iniciar o evento, a assistente social Nara Souza explicou o
conceito de Política de Assistência Social e falou sobre o objetivo da Conferência. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social fez a abertura oficial dos trabalhos. “Tenho certeza que daqui sairão boas propostas, quem sabe para ser destaque na Conferência Estadual e até Nacional. Através das propostas de vocês, vamos ajudar o prefeito e o secretário a desenvolverem um trabalho ainda melhor”, declarou.

Já o Secretário José Santana, ressaltou que Assistência Social não deve ser feita apenas pelo governo, mas de uma parceria entre governo e sociedade. Por isso, a Conferência é uma excelente oportunidade para debater e propor ações. “Estamos aqui hoje praticando o exercício da cidadania. O papel mais importante de Assistência Social é defender os direitos dos cidadãos, por isso, a conferência é um momento democrático para atingirmos este objetivo. As propostas que sairão daqui serão importantes não só para o município, mas para todo o estado e, quem sabe, até mesmo para o país”, projetou.

O prefeito Marcelo Pedreira agradeceu a presença de todos e disse que a política social só pode ser bem sucedida com a colaboração de todos. “Como é bom ver aqui diversas instituições e segmentos da nossa sociedade que disseram sim a este chamamento que não é político, mas uma forma muito clara de dizer que precisamos de vocês para delinearmos as políticas públicas na área social, que garantam às pessoas o direito de viverem com mais qualidade e dignidade”, justificou.

Marcelo falou também da felicidade de, em apenas oito meses, conseguir colocar o município como uma referência em administração e agradeceu a toda a equipe de servidores, que estão contribuindo com este feito. Para exemplificar, ele citou algumas ações já realizadas pela Assistência Social, como a distribuição de mais de 1.400 cestas básicas, mais de 200 enxovais para gestantes, 3 mil cobertores, 8 mil quilos de peixe na Semana Santa e 1.100 kits juninos e a concessão de mais de 40 alugueis sociais, obedecendo unicamente ao critério da necessidade e conseguindo melhorar substancialmente a vida daqueles que mais precisam. “Nestes oito meses, estamos mostrando como se cuida com carinho das pessoas”, defendeu.

Após a abertura, o educador físico ito Vilella coordenou uma atividade de descontração e movimento corporal. Em seguida, a assistente social e especialista em administração e gestão de projetos, Karina Madureira, realizou a palestra magna com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, onde falou sobre Políticas Sociais, Direitos Socioassistenciais, Programas Sociais e recursos para estas ações.

O período da tarde foi reservado para a discussão dos Eixos Temáticos e plenária final para a votação das propostas, além de eleger os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Também estiveram presentes: o vice-prefeito, Orlandinho Leite; os secretários Albano Fonseca, Derlan Queiroz, Ismael Gomes, Pedro Borges, Ribamar Rodrigues e Tiago Pedreira; a controladora geral, Priscila Borges; o procurador jurídico, Vaislan Maxsuel; os vereadores Dr. Cói, Fábio de Telinho, Grande do Portão, Mário Santana, Tina Telles, Tia Conce e Zé Poeira; a primeira dama, Ana Vitena; a secretária de Assistência Social do Município de Cabaceiras do Paraguaçu, Gracinelma Freitas; os conselheiros municipais de Assistência Social; representantes da APAE, da APLB, do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de escolas e igrejas; lideranças comunitárias; e assistentes sociais e estudantes de serviço social do município e de cidades vizinhas. 

Fonte: AGECOM//Governador Mangabeira
Simone Santos 
AGECOM - Governador Mangabeira | Jornalista Responsável







www.juracireboucas.org

Comentários