MARAGOJIPE - Decepcionante lavagem de São Bartolomeu de 2017

                                      Foto do perfil de Rutiléia Campos, A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
                                             Rutiléia Campos

               Decepcionante!
Lavagem de São Bartolomeu!

Hoje me senti em outra festa, em outra cidade, pois nada do que aqui aconteceu nos remota a Lavagem de São Bartolomeu. Como pode uma gestão Municipal acabar com a Tradição de um povo?  Carro alegórico carregando pomba e
uma estátua de baiana? O que foi isso? Pouquíssimas baianas, e pelo que vi, poucas foram daqui. Faltou alegria, faltou nosso povo, faltou brilho.
Mesa e caixa de som grande na porta da Igreja . ...Cuma? Pra que?  As autoridades religiosas católicas desta cidade permitiram tamanha aberração na porta do Templo de São Bartolomeu?
Nossa Lavagem é grandiosa não foi e nem chegou perto disso hoje. Não tem substantivo e nem adjetivo para dar nome a tal “festa” hoje.
Visitantes para a Lavagem, ai ...ai, nem isso, o povo de outras cidades já estão cientes de como tudo aqui está sendo destruído, além da violência que aflora. Quantos ônibus vieram alguém sabe dizer? Aff...só tristeza.

Eu fico a me perguntar... o que levou um povo a reeleger  uma gestão desastrosa, que já vinha mostrando o seu fracasso ao longo da sua outra gestão, mas a verdade é que o dinheiro falou mais alto no umbigo de muitas pessoas, sem pensar no próximo e nem em seus conterrâneos, e permitiu tamanho mal feito a esta terra.


São Bartolomeu que interceda por esse povo, pra acordar e tomar as redias desta cidade. Segundo minha avó de 91 anos, antigamente a alegria tomava conta e o povo cantava: “ A Lavagem hoje é do padroeiro...muita saúde e muito dinheiro!” . Hoje o que rola é muito dinheiro, contratação de empresa de fora da cidade para organização da nossa Lavagem. Um completo absurdo.

Lembrando aqui que tempos novos virão...com Fé em Deus!
E com a preocupação de que, o que aconteceu hoje com a Lavagem já estava escrito e anunciado, que eu, Silvio Ataliba e Robinho entregamos ao Diretor do Ipac João Carlos Oliveira na audiência publica sobre nossas manifestações culturais no dia 04 de agosto, o pedido do Tombamento da Lavagem de São Bartolomeu como Patrimônio Imaterial da Bahia por todo seu simbolismo e sincretismo religioso, através do Ylé Alabasé. Hoje André Reis esteve aqui como representante do Ipac e vivenciou o fiasco que esta acontecendo como nossas tradições.

Precisamos manter viva a cultura e as tradições do nosso povo.

               Que São Bartolomeu nos proteja.

Rutiléia Campos
Presidente do PT Maragojipe

www.juracireboucas.org

Comentários