GOV. MANGABEIRA: Estudantes assistem palestra sobre crimes cibernéticos


                      http://www.fortenoreconcavo.com.br/2017/04/saiba-um-pouco-mais-sobre-clarividencia.html
Neste mês de julho os estudantes tiveram um dia cheio de atividades, pois assistiram a uma palestra sobre crimes cibernéticos. Fruto de uma parceria do Governo Municipal com a Instituição Gileade e com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a palestra aconteceu na Câmara de Vereadores, em quatro horários diferentes, para contemplar o maior número de pessoas possível. Estudantes, professores e gestores do Colégio Estadual Professor Edgard Santos, do Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira e do Instituto Federal Baiano participaram do momento, cujo objetivo é alertar os jovens para que ajam de forma mais segura e responsável na internet, evitando que sejam vítimas ou atores deste tipo de crime.

Ministrada por Fernanda Veloso, integrante do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER) do MP-BA, a palestra, com o tema: “A virtualização das ações humanas e suas implicações na vida real”, fez um alerta sobre os diversos perigos que rondam a utilização da internet, como exposição em redes sociais, pedofilia, cyberbullying, divulgação de conteúdos erótico-sensuais, transações bancárias e compras virtuais. Além disso, a palestrante deu várias orientações e dicas de como utilizar a rede de maneira mais segura, não esquecendo a ética, para evitar prejudicar a terceiros ou a si mesmo. Ela pediu ainda que cada aluno seja multiplicador daquilo que aprendeu na atividade, explicando aos familiares e amigos os riscos a que estão expostos e os cuidados que devem tomar com o mundo virtual.

O secretário de Educação, Ribamar Rodrigues, que assistiu à palestra, falou sobre a importância da discussão. “Tivemos aqui hoje uma aula interdisciplinar de forte conteúdo, passando por internet, crimes e cidadania. Momentos como este, que ultrapassam os muros da escola, são fundamentais e acabam fazendo com que a gente aprenda muito mais”, afirmou.

Já o prefeito Marcelo Pedreira também participou do evento e disse estar muito satisfeito, declarando que o conteúdo foi muito importante até mesmo para ele. “Hoje todos somos um pouco vítimas dos aparelhos celulares, dominados pelas redes sociais. É bom ficarmos atentos para usarmos com mais responsabilidade. Vamos nos organizar para trazer essa palestra mais vezes e assim oportunizar esse conhecimento para outros alunos”, garantiu.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Orlandinho Leite e o secretário de Meio Ambiente e Juventude Derlan Queiroz.

Comentários