GOVERNADOR MANGABEIRA - Prefeito participa de Seminário sobre o Novo Marco Regulatório


Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Marcelo Pedreira participou da
abertura do Seminário de Orientação para a regularização das Associações sobre o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Mangabeira. Realizado pelo CEDITER, CESOL, ASCOOB, SETAF, UFRB e Sindicato, em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo do Seminário foi orientar os agricultores e as Associações para se adequarem ao Novo Marco, que vai regulamentar as parcerias entre o Poder Público e as organizações não governamentais.

Contando com o apoio de representantes de cada instituição, também foram discutidas outras questões de extrema importância para os produtores rurais, como esclarecimentos sobre o Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) e Crédito Rural.

O prefeito falou sobre a importância da regularização e lembrou que o Governo Municipal enxerga as necessidades das Associações e não mede esforços, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas, para desenvolver ações que fortaleçam a agricultura, como a disponibilização de uma equipe para fazer o CEFIR gratuitamente, além de distribuição de sementes para produtores e projetos de requalificação das casas de farinha.
Já a presidente do Sindicato, Antonia Araújo, destacou e agradeceu o apoio e presença constante de Marcelo ao órgão e aos agricultores, mesmo antes de se tornar prefeito.
O secretário de Meio Ambiente e Juventude, Derlan Queiroz, falou sobre a importância do CEFIR e as ações que o Governo Municipal tem desenvolvido para disponibilizar o serviço gratuitamente, como a contratação de uma engenheira florestal e capacitação de outras pessoas, como ele próprio, para ajudar no cadastro.
Derlan apresentou ainda a equipe da empresa GT1 Mais, que ganhou o processo licitatório do Estado para fazer o cadastro na cidade e vai atuar em parceria com a Prefeitura. A representante da empresa, Julia Oliveira, explicou o que é o cadastro, quais os documentos necessários e esclareceu dúvidas, além de destacar a importância da parceria com o Município e se colocar á disposição para se reunir com os produtores de cada localidade para discutir o assunto.
Após as palestras, o Seminário foi encerrado com um almoço e novos encontros deverão ser marcados para maiores esclarecimentos.














www.juracireboucas.org

Comentários