GOVERNADOR MANGABEIRA - Prefeito e secretário de Assistência Social se reúnem com beneficiários do Programa Aluguel Social


Prefeito e secretário de Assistência Social se reúnem com beneficiários do Programa Aluguel Social
Na última terça-feira (30), o prefeito Marcelo Pedreira e o secretário de Assistência Social, Igualdade Racial e Esporte, José Santana, convocaram os
beneficiários do Programa Municipal de Aluguel Social para uma conversa. Preocupada com o problema do déficit habitacional observado no município, a Prefeitura decidiu fortalecer o Programa e está investindo em torno de oito mil reais mensais para atender às 30 famílias que estão recebendo o benefício.
O objetivo da reunião foi esclarecer algumas questões sobre o programa, para que todos possam usufruir do benefício da melhor forma possível. Na oportunidade, eles falaram aos presentes sobre algumas responsabilidades que eles devem ter em contrapartida, como a de zelar pelo imóvel e evitar danos ao patrimônio. Outro ponto esclarecido foi em relação às contas de água e energia, que também são responsabilidades do beneficiário, já que o programa não inclui o pagamento destas faturas e o município ainda não tem condições de arcar com estas despesas.
O Programa Municipal de Aluguel Social já está funcionando desde janeiro, onde aqueles já cadastrados na gestão anterior tiveram os seus contratos renovados e novos beneficiários foram incluídos. Para receber o benefício, é necessário obedecer aos mesmos critérios utilizados em outros programas sociais, como estar dentro dos limites de baixa renda. Após o cadastro, a assistente social faz uma avaliação e visita para verificar as informações.
Programas Habitacionais
De acordo com o prefeito, o compromisso do Governo da Mudança é avançar ainda mais neste setor, assim que o Município retomar seu fôlego financeiro e resolver problemas herdados da gestão passada, como débitos com o INSS, a Embasa e a Coelba. “A Prefeitura tem se programado para lançar, a partir do momento que a gente tiver maior capacidade de investimento, dois programas, que são o de construção de novas unidades habitacionais e o de recuperação de casas, que, muitas vezes, dependem de uma reforma de telhado, de banheiro, ou de uma ampliação porque a família aumentou”, explicou.
Além disso, este ano, a Prefeitura já conseguiu uma parceria para um Programa de Habitação Rural, onde cem famílias foram cadastradas e, destas, cinquenta unidades já foram liberadas e estão em fase de conclusão da documentação para iniciar a construção. Entre julho e agosto, as 50 unidades restantes devem ser liberadas também. “O Governo da Mudança tem se preocupado muito com essa questão da habitação, porque a gente sabe a dificuldade de uma família que, muitas vezes, se encontra morando numa casa emprestada ou que precisa dividir a moradia com outras famílias. Estamos trabalhando com todo carinho e a Secretaria de Assistência Social tem liderado esse processo, fruto também das informações que tivemos a partir do Cadastro Social, feito no inicio do ano. Não tenho dúvida que, ao longo destes quatro anos, vamos conseguir evoluir muito nesse aspecto de reduzir o déficit habitacional do município”, completou o Marcelo.


www.jurcireboucas.org

Comentários